sábado, 2 de junho de 2012

Kawasaki Ninja ZX-14R e ER-6n no Brasil

Duas novas motocicletas chegam a linha Kawasaki presente no Brasil, a partir de 1º de junho. A marca apresentou em São Paulo, os modelos 2013 de Ninja ZX-14R e ER-6n. Estes produtos, que já estavam presentes no país, passam por mudanças significativas, acompanhando as renovações ocorridas no exterior no ano passado. Segundo a marca, a nova ZX-14R é a moto de série mais potente do mundo e pode alcançar até 210 cavalos de potência. A esportiva custa R$ 56.990 (standard) e R$ 60.990 (com freios ABS), passando a ser montada em Manaus na fábrica da Kawasaki. A moto chega ao Brasil pelo sistema de CKD (Complete Knock Down, ou, completamente desmontada, em português, diferença em relação ao modelo anterior, que era importado. “A ZX-14R representa o que há de mais moderno em tecnologia da marca. É a motocicleta mais potente e mais veloz já produzida em série”, afirmou Ricardo Suzuki, gerente de planejamento da Kawasaki do Brasil. Apesar de declarar a ZX-14R como moto mais veloz do mundo, a Kawasaki não divulga o número específico de velocidade máxima. O novo modelo recebeu diversas modificações, comparando com a versão anterior. As principais ocorreram no motor de 4 cilindros em linha e 1.441 cm³ – modelo antigo tinha 1.352 cm³. Mas também passaram por chassi e visual. Equipado com injeção eletrônica e refrigeração líquida, o tetracilíndrico alcança 200 cv de potência máxima a 10.000 rpm. Com o advento do RAM air – dispositivo de série para aumentar a entrada de ar no motor -, a potência pode alcançar 210 cv. Segundo a marca japonesa, este processo somado à otimização de vários componentes proporcionam maior torque em todas as faixas de giros do motor. O torque declarado pela fabricante é de 16,6 mkgf a 7.500 rpm. Para controlar toda esta força, a esportiva ZX-14 também tem freios ABS, nova geração do controle de tração e a opção da escolha entre três modos de potência. Desse modo, o usuário pode escolher opção na qual a moto utiliza apenas 75% de sua potência total. A moto também passa a contar com embreagem anti-deslizante, que garante mais segurança nas reduções de marchas. Seu peso é de 265 kg – 268 kg com ABS – e o câmbio de 6 velocidades. A estética foi renovada, mas manteve as caracteristícas do modelo anterior.
Nova ER-6n, mais acessível para homens e mulheres 
A naked – modelo com caracteristícas para o asfalto e sem carenagens – ER-6n 2013 é outra novidade da Kawasaki. Esta moto tem como grande mudança o novo chassi perimetral com duplo tubo de aço, o que, segundo a fabricante, proporciona mais leveza e melhor dirigilbilidade. As suspensões também receberam novo ajustes e está sensivelmente mais longa. O motor possou por alterações e está melhor para o uso diário, oferecendo mais torque em médias e baixas rotações, informa a marca. O motor é bicilíndrico com refrigeração líquida e injeção eletrôncia. Com 649 cm³, o propulsor alcança 72,1 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e 6,5 mkgf de torque a 7.000 rpm, fazendo uso de câmbio de seis marchas. Com peso em ordem de marcha de 204 kg – 206 kg com ABS -, a moto possui tanque de 16 litros. A ER-6n parte de R$ 25.990, na versão standard, e a opção com freios ABS custa R$ 28.880. O visual é totalmente novo, apesar de manter a identidade do modelo anterior. Desde o farol dianteiro, até a rabeta traseira. Com novo assento em dois níveis, a moto ficou mais acessível para homens e mulheres. “O banco está mais estreito, o que facilita ao motociclista colocar os pés no chão. Este modelo faz muito sucesso com o público feminio e através de pesquisas na Europa a Kawasaki definiu estas mudanças”, informou Ricardo Suzuki. Veja mais fotos da nova Ninja ZX-14R:

Veja mais fotos da nova ER-6n: