sábado, 1 de dezembro de 2012

Hayabusa 2013

A Hayabusa modelo 2013 foi apresentada para o grande público na feira Intermot da Alemanha.

 Tendo recebido uma atualização estética em 2007, o que a indústria chama de “face lift”, não apareceu com alteração de estilo e design, apenas novos esquemas de cores e grafismos. Isto se deve ao fato de que a aerodinâmica da Hayabusa é excepcionalmente boa, o que torna muito difícil alguma alteração sem que haja comprometimento de sua velocidade máxima alcançável, uma de suas grandes âncoras de vendas, pois esta moto foi, e ainda continua sendo por alguns, considerada a mais veloz do mundo fabricada em série, embora em recentes testes a Kawasaki ZX-14R tenha alcançado melhores resultados de aceleração e velocidade.

 A grande novidade ficou por conta da incorporação do sistema ABS de frenagem e de pinças radiais monobloco de alta performance da Brembo, considerada a melhor fabricante mundial deste tipo de equipamento. Este “refinamento” será muito bem vindo pelos admiradores da marca e, em especial, pelos admiradores desta moto ícone da indústria mundial, pois este era um dos pontos que não era tão proporcionalmente adequado às características da “Haya”.
Sendo uma moto razoavelmente pesada, com 218 Kg de peso seco sem ABS e seguramente com mais de 240 Kg de peso em ordem de marcha (com todos os líquidos e ABS), comprida (2.190 mm), de entre-eixos largo, de extrema aceleração e capaz de ultrapassar a marca de 300 Km/h de velocidade real, o sistema de freios até então empregado deixava a desejar em algumas situações extremas e sob uso continuado, o que tornava a Haya não muito apropriada para um dia de pista divertido, por exemplo. Agora, com ABS e componentes Brembo é praticamente certo que tanto a eficiência imediata quanto a eficiência continuada deverão ficar bem melhores, tornado a pilotagem, mesmo em condições esportivas, mais segura.

 Fotos: