sábado, 7 de julho de 2012

Honda NX 400i Falcon

Com injeção eletrônica, Falcon agora se chama NX 400i 

 Na esteira de lançamentos da Honda para o segundo semestre, chega a vez da fabricante japonesa anunciar a volta da NX 400i Falcon. Muito parecida com a velha NX4, a “nova” Falcon traz como grande novidade a adoção da injeção eletrônica de combustível (PGM-FI). “Descontinuamos a Falcon no final de 2008 por conta das leis de emissão de poluentes (Promot 3) e agora ela volta a fazer parte do nosso line-up”, explica Alfredo Guedes, engenheiro da Honda. O que poucos sabiam era que a Falcon nunca deixou de ser fabricada na fábrica de Manaus (AM). Só que o modelo era produzido apenas para exportação.
“Nova” Falcon ganhou tímidas alterações estéticas 

 Quem conhece a antiga Falcon logo reconhecerá o novo modelo. As alterações estéticas foram muito sutis, quase imperceptíveis. A pequena carenagem e outras peças plásticas ganharam linhas mais angulosas, porém mantendo a velha identidade do modelo. A NX 400i ganhou ainda um novo painel, agora digital. A traseira também mudou: a antiga lanterna tem a companhia de um bagageiro de série e o escapamento recebeu novo formato e protetor, semelhantes ao da XRE 300
Principal mudança visual foi na traseira, que ganhou bagageiro de série e novo escapamento 

 Já o motor permanece o mesmo. Com 397,2 cm³ de capacidade, um cilindro e comando simples no cabeçote, a nova Falcon entrega os mesmos 28,7 cv a 6.500 rpm de potência, e torque máximo de 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, mas conta com a injeção eletrônica de combustível, que deve resultar em respostas mais precisas ao acelerador e menor consumo. O tanque de combustível com capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros).
Monocilíndrico ganhou injeção eletrônica, mas desempenho continua o mesmo: 28,7 cv de potência máxima e 3,27 kgf.m de torque

 Na parte ciclística, mais do mesmo. Na dianteira, garfo telescópico convencional de longo curso com 215 mm, e sistema Pro-link com 180 mm de curso, na traseira. Completando o velho conjunto que fez sucesso no passado, a “nova” Falcon traz roda de 21’’ na frente e de 17’’ atrás, além de pneus MT 60 de uso misto. Assim como os freios: na dianteira pinça de duplo pistão e disco de 256 mm de diâmetro, e na traseira pinça de pistão simples e disco de 220 mm de diâmetro.
Carenagem do farol e outras peças plásticas ganharam linhas mais angulosas, porém identidade visual foi mantida A NX 400i Falcon 2013 estará disponível nas concessionárias da marca somente em agosto. Com preço sugerido de R$ 18.900, a NX 400i terá as cores preta, vermelha metálica e prata metálico como opção. A estimativa da Honda é vender em torno de 11.000 unidades por ano.
Punhos e comandos são o mesmo, mas o painel é “novo”: digital e igual ao da XRE 300



Video: