domingo, 30 de outubro de 2011

os 13 "azares" de um motociclista



Por mais experiente que sejamos, nunca é demais lembrar o mais banal...

1 - Por mais bem cuidada e mantida que esteja sua moto, em algum momento, ela inevitavelmente e inesperadamente vai apontar um defeito seríssimo, seja de peça, instalação mal feita, uso indevido ou fadiga técnica, ela vai te deixar na estrada. Portanto, viva cuidando dela como se cuida de um bebê doente.

2 - Os maiores perigos que você encontra nas curvas são: óleo, areia, pedra e buracos.
Tenha certeza que toda curva tem isso tudo e algo mais pra te jogar no chão. Vá com atenção e preparado para tudo isso.

3 - Você nunca ultrapassa ninguém numa curva por medida de segurança.
Pois é em toda curva que um engraçadinho quer te ultrapassar.
Faça sempre a curva com todo cuidado baixando a velocidade muito antes dela começar, e tenha certeza que não haja um desgraçado afoito querendo te ultrapassar nesse momento.

4 - Ao olhar pelo retrovisor, você nunca vê o veículo que te espreita a poucos metros atrás de você. Acredite que sempre há alguém colado em você.

5 - Todo semáforo quando está verde, sempre está sendo cruzado na transversal por um daltônico. Portanto nunca cruze o sinal verde com tanta confiança. Cruze o sinal em velocidade baixa capaz de frear se preciso, como se ele estivesse amarelo.

6 - Numa estrada, você sempre está de olho no retrovisor e percebeu que não há ninguém atrás de você a muito tempo, pois é exatamente nesse momento inesperado que surge "do nada" um veiculo te ultrapassando por qualquer dos lados.

7 - Por mais prudente e comedido que seja, o motociclista sempre paga o pato pelo erro dos outros. Portanto seja prudente para si e pelos erros e imprudências dos outros também.

8 - Por mais que você mantenha distância do veiculo á frente para garantir sua segurança, o veículo que está exatamente atrás de você, com certeza colou na sua traseira, e o pior, que você nunca o vê no seu retrovisor.
Portanto, conduza sua moto prevendo os desgraçados que querem passar com um caminhão por cima de sua moto, dosando a distancia do veículo da frente e de traz.

9 - Por mais emergência que você tenha em chegar ao seu destino, você sempre conduz sua moto em velocidade de segurança,...
Mas com certeza alguém que quer te ultrapassar a 200 km/h, o faz por mera imprudência sem nenhuma emergência justificável e sem nenhum respeito por sua vida e segurança.
Quando viável, prefira a pista da direita e danem-se os apressadinhos.

10 - Por mais comedido que você seja, nunca ultrapassando os limites de velocidade da pista, sempre há um idiota que quer ultrapassá-lo quando você mesmo já está no limite da velocidade permitida.
Por mais direito que você tenha de estar andando na pista esquerda, no limite de velocidade, sempre há alguém sexualmente impotente, geralmente com um carro caro e veloz, que não se conforma em andar atrás de sua moto se não te ultrapassar e depois ficar colado na sua frente feito molenga.

11 - A gasolina sempre acaba a uma distância sempre superior a 15 km do posto mais próximo numa estrada sem movimento e debaixo de uma chuva anunciada. Nunca deixe a gasolina chegar à reserva.

12 - Você sempre leva na sua “ferramenteira”, peças sobressalentes da moto como: velas, cabo de embreagem, filtros, reparos em geral..., mas com certeza, na sua viajem mais planejada a sua moto vai quebrar a peça que você não dispõe no alforje e a oficina mais próxima está a 15 km de você e fechada por ser feriado municipal. Portanto, não existe peça sobressalente de reposição inútil no seu alforje.

13 - Você, como precavido que é, sempre leva capa de chuva nos dias de céu encoberto, mas, tenha certeza que a chuva só cai em dias de sol forte e quando você deixa sua capa em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário